2. As três caravelas de Cristóvão Colombo que chegaram à América, foram, na verdade, apenas duas: Pinta e Nina. A terceira era navio bem maior, que se chamava Maria Galante, rebatizado mais tarde de Santa Maria.
3. As bruxas de Salém não foram queimadas na fogueira. Na realidade, foram enforcadas que era a pena que as comunidades protestantes e calvinistas aplicavam em casos de heresia.
4. Napoleão Bonaparte não era tão baixo como contam os livros. Ele media 1,68 metros, estatura razoável para a época e que superava em quatro centímetros à de seu grande inimigo, o Duque de Wellington.
5. A Guerra dos Cem Anos, durou, na verdade, 116 anos, de 1337 a 1453, quando os reis da Inglaterra e França puseram fim à hostilidade entre os dois países.
6. O estrangulador de Boston, Albert de Salvo, só estrangulou sua primeira vítima. As outras ele matou a golpes de punhal.
9. Os Harlem Globetrotters, magos do basquete americano, não eram de Harlem, mas de Chicago.
10. A guilhotina não é um invento francês, atribuído ao Dr. Ignace Guillotin. Ele só propôs adotá-la como método oficial de execução. Segundo historiadores de renome, instrimento foi inventado por Titus Manlius, no antigo Império Romano.
11. Joana D’Arc não era francesa. A heroína e santa nasceu em Bar, localidade do ducado de Lorena que, à época, era uma nação independente.
12. O Rei Arthur nunca foi rei. Era, na verdade, um general romano chamado Lucio Artorius Casto.
13. Adão e Eva nunca comeram uma maçã. O Gênesis não menciona que fruta eles comeram.
14. O provérbio “Se a montanha não vai a Mamomé, Maomé vao à montanha” não consta de nenhum texto islâmico. Faz parte de uma parábola escrita pelo filósofo britâncio Francis Bacon.
15. Os Reis Magos não eram três. O Evangelho de Mateus menciona apenas a visita de magos do Oriente. Mas não especifica quantos eram, nem diz que eram reis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário